jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2022
    Adicione tópicos

    O STF validou liminar que suspendeu despejos na pandemia

    Neuza Alves , Advogado
    Publicado por Neuza Alves
    há 5 meses

    O Ministro Barroso estendeu até 31 de março de 2022 as regras que suspendem os despejos e as desocupações em razão da pandemia da covid-19. Ficou estabelecido, também, que a medida vale para imóveis tanto de áreas urbanas quanto de áreas rurais.

    Para o ministro relator, a medida é urgente, diante da existência de 123 mil famílias ameaçadas de despejo no país, além do agravamento severo das condições socioeconômicas, o que provoca risco de aumento do número de desabrigados.

    O Ministro considerou ainda que a crise sanitária ainda não foi plenamente superada, justificando a prorrogação da suspensão de despejos e desocupações por mais alguns meses. Assim, determinou que os efeitos da lei em vigor sejam prorrogados até março. O ministro fez um apelo para que o próprio Congresso prorrogue a vigência, mas, desde já, estabeleceu que, caso isso não ocorra, a liminar estende o prazo.

    Processo: ADPF 828

    https://www.aod.adv.br/post/o-stf-validou-liminar-que-suspendeu-despejos-de-im%C3%B3veis-na-pandemia






    Fonte: site do Senado


    Informações relacionadas

    Projeto suspende despejos durante pandemia

    Superior Tribunal de Justiça STJ - RECURSO ESPECIAL: REsp 1819075 RS 2019/0060633-3

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Jurisprudênciahá 10 meses

    Tribunal de Justiça de São Paulo TJ-SP - Apelação Cível: AC 1030398-52.2020.8.26.0602 SP 1030398-52.2020.8.26.0602

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Tenho uma loja a inquilina nao paga a 9 meses , não paga iptu a 8 cotas ,abre as 10 horas a loja ,2º f s não abre é um bar ,so vende cerveja tem os clientes que são sempre os mesmo ,os 12 todos os dias virou um clube se reune ali ,fechas 23 horas da noite a loja temuma casa nos fundos ela não quis morar alugou uma casa numa vila a 5 cadas apos a loja ,e eu tenho 2 outras pessoas querendo alugar a loja ,e pagar direitinho,e ela ta me dando prejuizo ,sr ministro coloque uma liminar que eu não vou precisar pagar o iptu que ela não ta pagando,e tem mais a casanos fundo ja ta precisando de fazer reparos ,ela diz que não interesa a ela ,ssr ministro paga meu prejuizo ,eu parei de trabalhar pra ficar com minha mãe ,pois yem 87 anos e tem dismaios ,tem laberitite caiu quebrou femo nao se locove e eu preciso desse aluguel sou separado e yenho que pagar pensão a duas filhas e ai srministro vai me liberar da cadeia pra cadeia domiciliar ,o seu vai certinho pra sua conta , não é !e se o presidente deixar de lhe pagar? continuar lendo

    Só que no do outro é refresco ,no de voces arde . Sr ministro Barroso sua liminar tem que servir so pra moradia ai tudobem agora loja e que inquilino não sabe trabalhar ,e so ta prejudicando o proximo ,tem que ser autorizado em 2 dias continuar lendo